Usuários
É indispensável que se eduque os usuários sobre seu sistema, isto é, ensinando-os sobre a melhor forma de utilização do mesmo, pois uma boa parte dos problemas que ocorrem nos mais diversos sistemas, são ocasionados por usuários leigos ou mal-intencionados.
Cada usuário deve ter um acesso individual, da mesma forma que cada um deve possuir um arquivo de log, registrando todas suas ações quando conectado neste sistema.
Limite o número de acessos privilegiados.
Crie procedimentos e cobre a execução dos mesmos.
Sob o ponto de vista de segurança, não importa o nÃvel hierárquico do usuário numa empresa, os privilégios e procedimentos, neste sentido, devem ser iguais para todos.
Procure inibir a utilização de senhas fáceis, isto é, senhas frágeis, tais como: datas, telefones, documentos (RG/CPF), nomes, etc...
Incentive os usuários a memorizarem suas senhas, ou na melhor das hipóteses, guardá-la em um local seguro.
Nunca envie senhas por e-mail, telefone ou correspondência.
Troque as senhas regularmente.
Não permita a utilização ou instalação de programas externos, isto é, trazidos pelos usuários. Caso haja necessidade da utilização do mesmo, analise-o exaustivamente.
Se não puder impedir o uso de dispositivos pessoais, crie perÃmetros e limite a ação de dispositivos trazidos pelos usuários.
«
Voltar para Dicas